A importância das Verificações Intermediárias

Como obter resultados confiáveis em instrumentos de medição através das verificações intermediárias.

 

Por mais que você (empresa) mantenha uma frequência de calibração de seus instrumentos alinhada a um laboratório terceirizado (contrato), não garante 100% da eficácia na medição de seu equipamento.

Com o uso frequente e manuseio, o equipamento pode sofrer algumas intervenções que  danificam sua estrutura mecânica e eletrônica, comprometendo seu valor de referência (ajuste de calibração), resultando em medições imprecisas e insatisfatórias, afetando o processo produtivo e até mesmo os famosos “recall”.

Os instrumentos de medição podem facilmente perder o ajuste (se executado na calibração) através da: mudança de temperatura, vibrações, má operação, deslocamento do equipamento do local de ajuste, entre outros fatores. Daí a importância do procedimento de verificação intermediária.

A importância das Verificações Intermediárias



E qual a diferença entre calibração e verificação?

Através das leituras dos padrões, obtemos no ensaio de calibração, o erro da medição e a  incerteza expandida, os resultados disponibilizados em um certificado de calibração. Esse  procedimento é designado por um laboratório capacitado, com padrões rastreados. Algumas empresas ajustam o equipamento no ensaio de calibração, outras não. No caso de balanças, é exigido que o técnico seja credenciado pelo IPEM-SP para ajuste e regularização.

Dúvidas verifique o artigo: Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!

A verificação intermediária pode ser executada pelo próprio usuário do instrumento de medição, em qualquer momento, utilizando também padrões rastreados validando a legitimidade das medições.



Por que as Verificações intermediárias são de extrema importância?

Vamos supor o seguinte:

Uma farmácia de manipulação contrata a Brix para o serviço de calibração “in loco” de suas balanças. Executamos o serviço na segunda-feira, efetuando o ajuste de todos os equipamentos que estão com desvio. No turno da noite, um analista que prepara os medicamentos, derruba acidentalmente uma balança no chão... liga a balança na tomada e.... Ufa!! Ela ainda está pesando!? Com receio de levar bronca do chefe, omite o ocorrido. A balança funciona, porém qual a qualidade de seus resultados? Qual a eficácia dos medicamentos produzidos por esse instrumento?

Com um procedimento de verificação intermediária periódico, essa ocorrência não afetaria a produção do medicamento, pois o usuário teria checado a legitimidade dos resultados desse equipamento com pesos padrões. Com esse simples exemplo, notamos o quanto é imprescindível termos um equipamento confiável.


A melhor forma de avaliar se seu equipamento apresenta resultados corretos, é criar uma rotina de checagem com padrões (pesos, soluções MRC, quartzo, óleos, filtros, etc.). - Verificações intermediárias

A importância das Verificações Intermediárias

O que devemos levar em conta ao elaborar um procedimento de verificação intermediária?   

- Padrão: é imprescindível termos um padrão confiável, calibrado periodicamente por laboratório acreditado e manuseado/armazenado corretamente. O peso padrão deve ser manuseado com luva, pois a gordura/umidade da mão pode oxidar o material de fabricação do padrão, alterando seu valor de referência; deve ser armazenado em estojo limpo em ambiente sem umidade. Outro cuidado: ao colocar o peso na balança, o prato de pesagem deve estar limpo, pois os resíduos podem comprometer seu valor.

- Faixa de Verificação: qual peso ou qual padrão devo utilizar para verificar meu instrumento?  O ideal é verificar a faixa de trabalho utilizada, “correr” alguns pontos na escala do equipamento  que realmente afetam seu processo.

A regularidade na verificação dos instrumentos assegura a qualidade do produto final!!

Ao realizar as verificações periodicamente, você minimizará erros no instrumento, monitorando, prevendo possíveis desvios, aumentando a eficácia das medições e garantindo a qualidade do produto final.

A importância das Verificações Intermediárias


Caso sua empresa não possua os padrões essenciais, entre em contato com a Brix : fazemos a verificação para você!