Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!

Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!

Se você desconfia que sua balança está apresentando medições imprecisas, está na hora de encaminhá-la para uma manutenção ou solicitar a visita de um profissional qualificado. Por se tratar de um instrumento de pesagem regulamentado pelo INMETRO, consertos e reparos devem ser realizados por empresas credenciadas. É importante que seu instrumento de pesagem esteja dentro das normas impostas pelo INMETRO.

O órgão responsável por fazer a fiscalização desses equipamentos é o IPEM, que realiza a aferição das balanças anualmente ou quando o equipamento foi objeto de alguma intervenção técnica.

Portanto, é indispensável uma programação periódica de manutenção da balança para evitar que, no momento de uma averiguação, seja constatado alguma irregularidade e gere autuação / multa para o estabelecimento.

Além da manutenção periódica de seu instrumento, a melhor forma de evitar autuação é a verificação intermediaria com pesos padrões calibrados e manuseados adequadamente. Avaliar o peso na posição central da plataforma de pesagem e com 1/3 da capacidade máxima da balança verificar todos os quatro cantos (teste de excentricidade).

 

Algumas dicas para evitar medições imprecisas e autuação (multas) na vistoria do IPEM:

- Verificações Intermediárias: Aplique frequentemente um procedimento de verificações intermediárias com peso padrão; não se esqueça da excentricidade.

- Deslocar a Balança do Local de Uso: Uma vez calibrado o equipamento no local de uso, não se deve retirá-lo ou trocá-lo de lugar, pois pode alterar seu ajuste (calibração). Se mesmo assim optar por transportar a balança, remova o prato. Obs.: Não é necessário para balanças de classe III e IV.

Verifique o artigo: Descubra como uma simples mudança de hábito pode ajudar a diminuir seus gastos com manutenção

 

- Erros Máximos Permitidos: Verifique os Erros Máximos Permitidos especificados na portaria para seu equipamento.

- Rede Elétrica: Antes de ligar, verifique a voltagem correspondente ao equipamento. Utilize Nobreak, rede estabilizada e aterrada. Picos de tensão ou voltagem no pino terra podem ocasionar a oscilação no equipamento.

- Limpeza: Resíduos liberados durante o processo de pesagem prejudicam os componentes internos e, principalmente, a mecânica da balança: um sintoma muito comum é a oscilação.

- Sobrecarga: Nunca adicione peso acima da capacidade do instrumento na plataforma de pesagem, comprometendo a mecânica do equipamento.

- Integridade Perante a Portaria: Garanta sempre a integridade do lacre da balança bem como as especificações relevantes a portaria: modelo, marca, número de série, número de inventário, portaria de aprovação, lacre e selo reparado.

Inventário:
Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!
Lacre:
Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!
Selo de Instrumento Reparado:
Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!
Número de Série:
Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!
Modelo:
Autuação do IPEM-SP saiba como evitar!
 

 

- Nivelamento: Para obter um correto nivelamento, ajusta-se o pés da balança.

- Lacre: É comum em algumas balanças, (principalmente as comercias, aquelas de açougue e supermercado) o ponto de lacre estar abaixo da plataforma de pesagem e o lacre encostar no prato, resultando em oscilações ou medições erradas.


Essencial contar com suporte técnico qualificado para a escolha, legalidade, manutenção e calibração da Balança! Não seja pego de surpresa em uma vistoria do IPEM!

DÚVIDAS ENTRE CONTATO - 19 3377-1999

Rafael Fileti Cofani