TREINAMENTO INTERPRETAÇÃO DE CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO

O certificado de Calibração é um registro dos resultados obtidos durante o processo de calibração, evidenciando o erro da medição e a suas incertezas, sendo essencial para assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, atendendo a requisitos regulatórios e normas de qualidade, garantindo a conformidade de processos e produtos.

É comum as empresas controlarem o vencimento da calibração de seus instrumentos, mas não se atentarem com a qualidade da informação obtida nesse laudo, sendo muitas vezes o objetivo principal serem aprovados em uma auditoria interna ou externa.
TREINAMENTO INTERPRETAÇÃO DE CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO
Nesse treinamento, evidenciamos como interpretar esses resultados, confrontando com requisitos mínimos do processo produtivo, assegurando que seu equipamento é o mais indicado. Desvios não interpretados e quantificados dos resultados de um certificado podem ter graves consequências:
- desperdícios,
- prejuízos:
- recall;
- segurança pessoal.

A norma ISO 14253 define: o instrumento de medição deve ter erros menores que a tolerância admitida para o processo ou para o produto que será medido.

O treinamento conta com a evidência dos requisitos mínimos que um certificado deve para atender, a Norma ISO 17025, que rege os laboratórios de ensaio e calibração.

Ao receber um certificado de calibração, o usuário precisa ter a garantia de que o equipamento está fornecendo resultados precisos, sendo de extrema importância aos setores como saúde, indústria, pesquisa científica e controle de qualidade, nos quais a exatidão das medições é fundamental.

TREINAMENTO INTERPRETAÇÃO DE CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO

A Brix é uma empresa especializada em balanças, atuando há mais de 15 anos no mercado. Somos credenciados pelo IPEM - SP (instituto de Pesos e Medidas) para reparo de Balanças e acreditados a ISO 17025 em massa (laboratório RBC).

Programa:

- Análise e Interpretação do resultado da calibração: como analisar criticamente um Certificado de Calibração;
- Faixa de tolerância;
- EMA (Erro Máximo Admissível)
- Erro inicial de Verificação, referência a portaria 236;
- Apresentação e análise de vários certificados de calibração;
- Planilha com cálculo do EMA;
- Calibração RBC ou rastreada;

Direcionado para:
Gerentes de laboratório, supervisores, analistas, gestores da qualidade e demais profissionais interessados na implantação e avaliação de sistema de gestão da qualidade para laboratórios