Projetos e inovações

Parceira de empresas de fomento em tecnologia e pesquisa ou, por iniciativa própria, a BRIX investe em inovações tecnológicas objetivando qualificar a evolução das atividades laboratoriais de seus clientes.

 

Determinação da Viabilidade da Levedura por Microscopia de Contraste de Fase Sem o Uso de Corantes.

A BRIX investe em projeto inovador do Centro Tecnológico FERMENTEC – LABORATÓRIO DE ANÁLISES QUIMÍCAS E MICROBIOLOGIA, em método para determinação da viabilidade da levedura por microscopia.
Em pesquisa realizada, a FERMENTEC demonstrou que a viabilidade da levedura pode ser determinada com precisão e exatidão por microscopia de Contraste de Fase. Os resultados obtidos mostraram uma excelente correlação com o método padrão (coloração por eritrosina). O Contraste de Fase não requer corantes especiais e soluções tamponantes como nos métodos colorimétricos. Por essa razão, não está sujeito a reações inespecíficas causadas pela fotoreatividade, como observado para reagentes colorimétricos e fluorescentes. Além disso, as células da levedura podem ser observadas diretamente no meio fermentativo com uso do próprio mosto da usina, ou seja, em condições muito mais semelhantes da própria fermentação industrial.
O contraste de fase ainda apresenta uma vantagem em relação aos métodos fluorescentes por exigir acessórios mais simples (objetiva e filtro) e de menor custo que podem ser facilmente instalados a qualquer momento em Microscópios Ópticos convencionais como é o caso da marca Nikon, modelo Eclipse E200, muito utilizado no setor sucroalcooleiro

 

Leveduras Coradas Com Eritrosina

Projetos e inovações

 

 

Leveduras Não Coradas Visualizadas Através do Contraste de Fase

 

Projetos e inovações

 

 

Protótipo do Suporte de Cubeta Cilíndrica para Espectrofotômetros

 

Desenvolvimento de suporte de cubeta cilíndrica para análise de dextrana em açúcar a concentrações abaixo de 100mg/kg e para avaliação de cor ICUMSA em açúcar refinado e granulado.
Disponível para Espectrofotômetros HACH modelos DR4000, DR5000 e DR6000.