Contagem de Peças em Balança: 4 Dicas Eficientes Para Obter Melhores Resultados

Contagem de Peças em Balança: 4 Dicas eficientes para obter melhores resultados

Contagem de Peças em Balança: 4 Dicas Eficientes Para Obter Melhores Resultados

Um procedimento eficiente na contagem em balanças é essencial para evitar perdas e ter maior precisão possível nos resultados. As balanças contadoras são usadas em diversos setores: joias, calçados, parafusos, fivelas, indústria automobilística, tanto na fabricação quanto na distribuição de peças.

Atente para as dicas abaixo. Certamente você terá um método de contagem confiável e seguro!

 

1 - Sensibilidade da Contagem na Balança

 

Verificar divisão da escala compatível com a sensibilidade de contagem. A balança “precisa identificar” um item sobre seu prato de pesagem e isso só será possível se o produto a ser contado corresponder com a escala da balança.

Como exemplo: peças com peso de 0,05g cada em balança com a sensibilidade de contagem de 1g. Nessa situação, a balança não tem sensibilidade suficiente para reconhecer uma unidade de peça sobre sua plataforma de pesagem; reconheceria, no mínimo, 1 grama: a contagem certamente será incorreta.

 

2 - Amostragem: Quantidade de Peças Referência


Quanto maior quantidade de peças na amostragem, menor será o risco de erro.

A amostra é a quantidade de peças de referência para o cálculo da balança. Associa-se a quantidade indicada (de peças) com o peso da amostra e determina-se o peso médio por peça.
No exemplo do vídeo abaixo “Como fazer a Contagem de Peças em Balança”, utilizamos 10 peças de aproximadamente 1g cada: peso total das peças de amostragem 9,92g, a balança “utilizará” como peso médio 0,99g. Com essa referência, a balança terá condições de indicar além do peso, a quantidade de peças.


Devido a variação do peso médio e a diferença de uniformidade das peças, sugerimos aumentar o número de peças utilizado como amostra para maior exatidão na contagem.

Avalie sempre o peso da menor peça! A sensibilidade de contagem da balança precisa ter o mesmo valor do peso médio.

 

3 - Fatores Ambientais


Para melhor eficácia na contagem, procure atentar-se aos fatores que podem influenciar a pesagem:

 - Incidência de vento sobre a plataforma de pesagem (ventilador, ar condicionado, equipamento próximo à janelas);

- Rede elétrica instável pode causar oscilação;

- Trepidação;

 

4 - Avaliação de Pesagem da Balança

 

Como a contagem de peças está diretamente relacionada à pesagem, é ideal que o usuário verifique seu equipamento diariamente com pesos padrões certificados, que podem ser obtidos em laboratórios acreditados.

Importante é que a classe do peso seja eficaz para a verificação da balança. Obtenha pesos onde o “erro” do peso seja menor que a divisão da balança.

 

- Alguns Modelos:

- Balança de Precisão Ohaus PA4102P

- Balança de Precisão Ohaus Pioneer PA413P

- Balança Contadora Balmak MC-50 - 50kg - Precisão 10g