Como Validar Os Resultados de um Analisador de Umidade

A tecnologia moderna dos Analisadores de umidade, foi desenvolvida para acelerar o processo antiquado de determinação de umidade obtido por estufa, nessa o processo é lento, trabalhoso, repetitivo e executado de formal manual, com o analisador de umidade é possível economizar 90 % de tempo de análise.

Como validar os resultados de um analisador de Umidade

No analisador de umidade o processo é automatizado enquanto a estufa depende de uma balança e de cálculos feitos pelo operador.

O controle da umidade de um produto é essencial na produção de uma indústria, principalmente nas alimentícias, impactando principalmente na conservação dos alimentos.


Como funciona o analisador de umidade?

O equipamento consiste de uma balança e um sistema de aquecimento (resistência). A amostra pesada pelo analista será aquecida pela resistência, eliminando toda umidade, o valor dessa massa extinta será o resultado em porcentagem ou sólidos totais, emitido pelo analisador.

Como validar os resultados de um analisador de Umidade
O uso do equipamento é bem simples, tara-se o prato de pesagem, insere a amostra, abaixa a capota e inicializa o processo de secagem. Fatores como tempo de análise, temperatura e peso da amostra, podem ser obtidos a partir de vários ensaios nesse equipamento comparando os resultados da metodologia utilizada na Estufa, muitos utilizam a mesma temperatura utilizada em estufa.


Como saber se meu analisador está medindo correto?

O ideal é checar a balança com pesos padrões (calibrados) e a temperatura, mas nesse artigo gostaríamos de deixar uma forma simples de testar seu equipamento.
Como validar os resultados de um analisador de Umidade

A ideia consiste em fazer uma análise de umidade adicionando água a um sólido (sem umidade), em nosso caso um prego, toda á água adicionada será o resultado da umidade.


Passo a passo de como validar se analisador de umidade:
- Configure o equipamento para o modo automático, para uma alta temperatura. Quanto maior for à temperatura, mas rápido será o teste;
- Tare a balança com o prato de alumínio;
- Insira o sólido sem umidade e anote o peso;
- Adicione água e anote o peso total;
- Inicie a análise de umidade;
- Subtraia do peso total o valor do sólido, esse resultado é a porcentagem total que o analisador deve apresentar.

Veja o vídeo na prática:

 

Caso o resultado desse teste seja incoerente é bem provável que a balança do equipamento esteja apresentando desvios ou algum defeito na temperatura, avalie essas duas grandezas com padrões de referência. Se os resultados ainda forem insatisfatórios entre em contato com a Brix, teremos o prazer e lhe ajudar!